Rádio RBG

Noticias

Novos Sons do Brasil entrevista Jards Macalé, direto da turnê europeia

O programa musical da RBG, Novos Sons do Brasil, recebe, nesta sexta-feira(28), um convidado especial: Jards Macalé. A apresentadora Lívia Rangel conversa com o cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista, que fez uma pausa na turnê europeia para falar com a RBG, direto do hotel em Portugal. 

Depois de cumprir a agenda de 3 shows em Portugal, Jards segue para tocar em Londres, depois de mais de 40 anos longe dos palcos ingleses. Ele esteve na capital britânica, a convite de Caetano, no final da década de 60, no período em que Caetano e Gil estavam exilados, para produzir/dirigir o disco "Transa" – um clássico da MPB, composto durante o período da Ditadura/exílio de Caetano. 

Escute o podcast do programa completo:

Uma novidade revelada ao programa: ele está excursionando com a cineasta Rejane Zilles, que produziu o DVD ao vivo dele. Eles pretendem percorrer os lugares por onde ele passou em Londres, durante o período da Ditadura Militar do Brasil e relembrar essa "história de amor e dor", vivida com seus compatriotas.

Na entrevista, Macalé também revela que está se preparando para lançar o esperado disco de inéditas dele e que vai contar com a participação de músicos da nova geração como Kiko Dinnuci (Metá Metá), Ava Rocha e Negro Léo, entre outros. (Jards adorou a sugestão do Novos Sons de convidar Elza Soares para este disco. A gente torce para que esse encontro aconteça!).  

Lívia Rangel conversa com o cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista carioca Jards Macalé

Figura central dos bastidores do Movimento Tropicalista, tendo contribuido, como músico ou arranjador, com quase todos os grandes cantores e intérpretes da MPB, Macalé é, paradoxalmente, um ícone pouco conhecido do grande público consumidor de MPB radiofônica.

O compositor de obras-primas como a canção "Vapor Barato" e "Mal Secreto", no entanto, vem sendo relembrado – e venerado – por uma nova safra de músicos e adoradores da música brasileira. Sua obra, boa parte gravada na década de 70, finalmente, começa a ser relançada em caixas especiais, pelo selo Discobertas, e visitada por uma nova geração de fãs. Viva, Jards Macalé!  

NOVOS SONS DO BRASIL

Programa semanal, direto de Londres, apresentando o melhor da nova geração da música brasileira. Confira uma seleção musical no capricho, com os lançamentos da temporada, e entrevistas com artistas brasileiros de passagem pela Europa. Produção e apresentação: Lívia Rangel. Duração de 1 hora. Vai ao ar todas as sextas, com reprises durante a programação.

EUROPE TOUR – 2017

 

As novidades da RBG em primeira mão pra você