Rádio RBG

Noticias

Obesidade infantil é tema do programa Vida Saudável

por Caroline Bond

 

"Por que é tão difícil frear a escalada da obesidade infantil?"

Essa é chamada para uma matéria publicada, em abril de 2017, no Jornal Folha de São Paulo – digital, em parceria com a BBC Brasil, e que destaca alguns fatores super importantes.

O levantamento anual do Ministério da Saúde relata dados alarmantes. Uma em cada três crianças apresenta excesso de peso na infância. Os indicadores da obesidade infantil são da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, cujos dados mais recentes são de 2008-2009. 

Coordenador cinetífico do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Augusto Monteiro, participou da elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, e considera a propaganda como o principal motor para o crescimento do consumo de alimentos ultraproessados nos últimos anos. Segundo Monteiro, "o governo é omisso em campanhas de saúde pública", e "a propaganda vende uma certa idelogia de praticidade, que contamina o imaginário dos pais, verdadeiros responsáveies pela alimentação dos pequenos". 

Ainda sobre o que foi pontuado na matéria, um ponto fundamental na formação de uma geração mais saudável é o exemplo dos adultos. 

A criança precisa ter referências do que é uma alimentação variada, e saudável" – Elza Mello, professora da Faculdade de Medicina da Universaidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS).

Ainda sobre o tema, é possível encontrar um documentário de 2008 que fez muito sucesso nas redes sociais. Criança a Alma do Negócio é um documentário forte e impctante dirigido pela cineasta Estela Renner, e produzido por Marcos Nisti, sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes. É possível assistir o Documentário aqui.

Para mais informações sobre a matéria destacada pela Folha de São Paulo digital, visite: Por que é tão difícil frear a escalada da obesidade infantil? 

Outras informações sobre Criança e Consumo > http://criancaeconsumo.org.br/ 

Acompanhe o Programa Vida Saudável da semana que traz o tema Obesidade Infantil como destaque. Escute o podcast: 

 

As novidades da RBG em primeira mão pra você