Rádio RBG

Noticias

Um Parlamento sem maioria ajuda ou prejudica os direitos dos europeus no Reino Unido?

por Juneia Mallas, diretora da RBG

Existem 3.5 milhões de cidadãos europeus residindo no Reino Unido e 1.2 milhões de britânicos residindo na Europa.

Saiba mais: 
BREXIT: o que vai acontecer agora que o partido conservador perdeu as eleições?


Agora que as negociações de Brexit serão iniciadas com um parlamento sem maioria absoluta, defender os direitos destes cidadãos se torna de suma importância. 

A organização 3million que defende estes direitos declarou, nesta manhã de sexta-feira, que vai ser imprescindível que o novo governo monte uma barreira protetora que possa defender os direitos destes grupos de cidadãos europeus e britânicos, na Europa e Reino Unido.

Escute o podcast:

Diversas organizações deste setor pedem uma nova legislação para que todos estes grupos possam ter direitos individuais de residência a partir de março de 2019, quando as negociações de Brexit chegam ao final. 

A Comunidade Europeia fez uma oferta unilateral generosa de dar direitos integrais aos britânicos na Europa, em troca do mesmo direito aos europeus no Reino Unido. 

Quem sabe agora, quando os conservadores perderam o poder absoluto, estes venham a aceitar.

Sobre a colunista:

Diretora-fundadora da Rede RBG, ​Juneia Mallas é jornalista e produtora de televisão independente com mais de 35 anos de experiência. Mallas tem um mestrado em Artes da New School for Social Research de Nova York.

Como jornalista se especializou em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Foi uma das primeiras jornalistas a documentar a destruição da Amazônia no início da década de 80. Trabalhou como produtora de documentários e notícias para a BBC, Canal 4, CBC, PBS, RAI 2 entre outras. Em 2014 lançou o livro “Ouro, Pó e Bala – Amazônia Ilegal”. Juneia nasceu em São Paulo e reside em Londres ha mais de 30 anos.

As novidades da RBG em primeira mão pra você